O Que é Madeira de demolição


A primeira pergunta que nos é feita a todo o momento é : “O Que é Madeira de Demolição? ” Por não terem um conhecimento específico muitos já chegam afirmando: “é um móvel usado” ,ou, “ é um móvel antigo”.

Explicaremos de forma simples e objetiva o que realmente significa. Como o nome já diz, é aquela madeira que tem origem da demolição de uma construção, como, casas, barracões ou armazéns, que eram utilizados no meio agrícola e hoje não oferecem condições de serem reformados.

Na construção das edificações, usavam-se uma grande quantidade de madeiras nobres, como a peroba-rosa. Pois na época era necessário, utilizar algo que houvesse uma maior resistência ás condições climáticas, ou seja, precisava durar um bom tempo, afinal, não daria para construir uma casa, que não fosse resistente.Não podemos confundir madeira de reflorestamento com madeira de demolição. A Madeira de reflorestamento é floresta plantada, onde nas indústrias ou madeireiras acontece o seu beneficiamento. Já a de demolição, sai de obras que foram destruídas, matérias nobres que ainda têm uma durabilidade incalculável.

Ao verem essas edificações serem demolidas, observou-se que um material valioso “a madeira” estava se tornando entulho, foi a partir daí que começaram a reciclar e separar todo esse material.

DIVISÃO DE CATEGORIAS DA MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

 A madeira de demolição é dividida em duas categorias: Tábuas e as Peças. As tábuas são aquelas que usavam como assoalhos, ou paredes, a grande maioria desses armazéns ou casas, tinham suas paredes de madeira, ou seja, nessas edificações não havia paredes de tijolo e cimento, mas sim de madeira. Já as peças faziam o papel estrutural, sendo usada nas colunas da obra, na estrutura do telhado ou ainda como barrotes para receber o piso.
Essas madeiras são separadas e trazidas para a nossa marcenaria, onde começa outro processo. Porém esse processo você irá conhecer no próximo post: COMO É FABRICADO UM MÓVEL DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO.
 Ao adquirir um móvel em madeira de demolição, você evita que árvores sejam destruídas, e assim estará ajudando a preservar o meio ambiente.
Se desejar conhecer melhor o nosso trabalho ou ver outras dicas sobre móveis de madeira de demolição acesse o nosso site www.garimpomineiro.com.br

3 Comments

Gostou?

+ Deixe o seu Comentário

9 − 3 =