Limpeza de Móvel em Madeira de Demolição


Uma dúvida comum de quem possui um Móvel em Madeira de Demolição é de como limpa-lo e realizar uma boa conservação. O primeiro ponto que deve ser levado em conta é se o seu móvel possui o acabamento final em cera, verniz ou selador, vamos apresentar detalhadamente neste post a manutenção desses três tipos de acabamento.

Acabamento em Cera Móvel de Demolição

Quando o acabamento final de um móvel é na cera, ele não pode receber nenhum tipo de material de limpeza liquido, ou seja nada de passar lustra móveis ou qualquer solução liquida, pois você pode mancha-lo. A cera é uma substancia pastosa que não cobre por completo os poros da madeira, dessa forma qualquer substancia liquida será absorvida, que causará manchas.

O mais indicado para manter um móvel que teve o acabamento em cera sempre limpo e bonito, é usar a própria cera. Mas você deve esta se perguntando: “Quando devo passar mais cera no móvel?” É muito simples, quando está novo ele tem aparência bonita, cor realçada, e com o passar do tempo ele pode ficar “esbranquiçado” e é nesse momento que recomendamos aplicar cera em pasta, de preferencia na cor do seu móvel ou incolor. Sabendo da dificuldade de encontrar este produto no mercado, desenvolvemos junto com um laboratório químico uma cera especial para móveis em madeira de demolição em varias cores, você pode obter a sua clicando no link: https://www.garimpomineiro.com.br/cera-em-pasta-carnauba

A aplicação deve ser feita com um pano seco espalhando bem sobre a superfície, caso seu móvel tenha algum arranhão ou manchas, recomenda-se antes de aplicar a cera passar uma palha de aço bem fina, geralmente é encontrada no mercado com referencia de número “0”, é importante passar sobre o móvel levemente pois se esfregar com muita força o móvel poderá sofrer arranhões irreversíveis.

Vantagens:
Fácil manutenção no caso de arranhões leves.

Desvantagens :
Não pode apoiar copos “suados” e nem borrifar água, pois mancha facilmente.

Acabamento com Seladora

O móvel com acabamento final em seladora para madeira é o mais bonito. Possui maior durabilidade no acabamento, e é muito simples a manutenção.

Ao contrario da cera, o móvel com acabamento final em seladora pode ser limpo usando produtos encontrados no mercado como o lustra móveis. A seladora como o próprio nome já diz, ela tem o poder de selar totalmente os “poros” da madeira, isso permite que qualquer liquido ou até o produto de limpeza utilizado não se entranhe na madeira, pois ela está totalmente protegida.

Um móvel com acabamento em seladora possui uma resistência muito maior em seu acabamento e se conserva por muito mais tempo, podendo ser limpo diariamente com um pano úmido ou em média a cada três meses (nossa recomendação) aplicar um produto liquido para manter a sedosidade do produto e o aspecto de novo.Recomenda-se o acabamento em seladora mesas e aparadores próximos de áreas de alimentação pois você poderá apoiar sem medo um copo “suado” que nada irá acontecer com o seu móvel.

Vantagens:
Mantem mais tempo com a aparência de novo, e pode-se deixar cair água que não danifica o acabamento.

Desvantagens:
Se tiver algum arranhão profundo precisa lixar para corrigir, aplicando nova demão de seladora.

Acabamento com Verniz

Neste acabamento vamos abordar os móveis de demolição que recebem o acabamento final com verniz da linha Stan Marítimo ou Naval. Geralmente eles são para móveis que ficam em varandas, churrasqueiras ou áreas abertas com exposição á condições climáticas. Os tipos de verniz disponíveis no mercado para esse tipo de acabamento, geralmente oferece uma garantia de até dois anos, porém, ao longo dos anos de atividade em nossa marcenaria observamos que essa durabilidade do acabamento não pode ser considerada como descrito na embalagem dos produtos.

Algumas regiões possuem um índice de chuva muito alto, a água é a principal responsável pela deterioração do acabamento de um móvel nessas regiões onde chove muito, o acabamento deve ser reaplicado sempre que observar que o móvel começou a descascar o acabamento. Geralmente aconselhamos para nossos clientes um período médio de nove meses a um ano, nunca á mais que isso. É importante ficar atento ao acabamento e a marca usada no produto na primeira aplicação, pois as soluções de verniz são diferentes de acordo com a marca e isso pode comprometer a eficaz do acabamento quando renovado. Outra recomendação é que quando possível, usar capas protetoras nos móveis quando não utilizados, isso fará que ele tenha um acabamento mais duradouro.

Renovação do Verniz

Ao renovar o verniz é importante lixar o móvel com uma “lixa grão número 120” antes da aplicação, pois irá obter uma textura mais lisa para o produto. Recomendamos que a aplicação do produto seja realizada em local arejado e siga as recomendações de secagem disponíveis na lata do verniz a ser utilizado, é importante que seja aplicado de forma á espalhar bem o produto e longe de crianças, animais e pessoas que tenham alergia, pois na grande maioria são produtos com um odor forte. Quando for realizar a manutenção neste tipo de móvel contrate um profissional pois ele tem equipamentos e esperteza para executar a manutenção.

Vantagens:
Exposição a condições climáticas.

Desvantagens:
Manutenção difícil e delicada, possui um longo tempo de secagem.

O intuito desse artigo foi lhe ajudar a manter seu Móvel em Madeira de Demolição sempre bonito e bem conservado. Se houver alguma duvida ou deseja nos apresentar uma sugestão, deixe seu comentário aqui abaixo. Não esqueça de assinar a nossa lista de e-mail para receber as novidades do blog. Até a próxima!

+ Não há comentários

Gostou?

8 + 4 =