Móvel em Madeira de Demolição Como é Fabricado


Ao contrario do que se imagina na indústria de móveis em madeira de demolição, não existem processos de grande escala ou maquinas capazes de deixar o móvel praticamente pronto. Neste artigo vamos explicar passo a passo todo o procedimento.           

Imunização da Madeira

           Ao longo dos anos, as madeiras passam por diversas situações climáticas que podem trazer para elas algumas infecções por insetos, o mais comum é o cupim, que é um inseto próprio da madeira. Quando as madeiras não são tratadas, o cupim pode se alojar no que chamamos de “galeria” das madeiras e ficar durante todo o processo da fabricação do móvel, e assim enviar um produto para a casa do cliente com infestação de cupim. Para que isso não aconteça, todo esse material precisa passar por um tratamento, ou seja, as madeiras são submetidas a um banho químico com o objetivo de eliminar todo e qualquer tipo de inseto, após este “banho” a madeira já esta pronta para se transformar em um lido móvel .

Seleção da Matéria Prima

          O primeiro passo para se fabricar um móvel em madeira de demolição, é a seleção da matéria prima, no nosso caso são: tábuas, peças, caibros, ou seja a madeira. Como sabemos, esses materiais são demolidos de construções antigas e assim reaproveitados, evitando o desmatamento de novas árvores. As madeiras ao chegarem à nossa fábrica, precisam ser limpas, ou seja, são retirados todos os corpos estranhos, como por exemplo, pregos, dobradiças antigas, arames, entre outros materiais que não compõe aquela tábua ou peça a ser utilizada.
SLXLM
Preparação das madeiras

          A madeira de demolição é encontrada em várias larguras, comprimentos , espessuras, formatos diferentes, ficando impossível realizar um agrupamento do material. Dessa forma, o marceneiro seleciona as tabuas que mais se aproximam das medidas do móvel a ser fabricado. Quando todo o material necessário é separado, começa-se o processo de desdobramento, sendo necessário que todas as tábuas sejam desengrossadas nas espessuras em que será utilizada, normalmente utilizamos as tábuas com dois centímetros de espessura, já os caibros e barrotes, dependem muito do mobiliário a ser executado. Logo em seguida acontece o corte da madeira na serra circular, que se cortam as partes podres, aparam os tamanhos de comprimento e largura, feito isso é o momento de todas as madeiras irem para a furação, nessa etapa cria-se os encaixes necessários para que o móvel seja montado.

Montagem do Mobiliário

         Após todo o material ser preparado chega o momento em que o projeto toma forma, a montagem de um móvel só acontece quando todas as madeiras já estão preparadas, neste momento o móvel sai do papel e vira realidade. Durante a montagem se confere os esquadros, instalam as portas e gavetas (caso tenha). A montagem é o ultimo passo do processo de fabricação de um móvel, é ai que se finaliza o trabalho do Marceneiro.
           

         Na grande maioria das fábricas, o móvel em madeira de demolição é fabricado do inicio ao fim por um único marceneiro, ou seja, o mesmo profissional que seleciona a madeira é aquele que realiza a montagem, fazendo com que o processo seja único e exclusivo em cada peça.

O Acabamento do Móvel

         Com o móvel finalizado, a parte de produção chega no momento do acabamento. Normalmente o marceneiro ao receber o pedido já tem a definição se o projeto a ser produzido será com madeiras coloridas, rústicas ou lixadas, (veja aqui os tipos de acabamentos) dessa forma quando o móvel chega ao processo de acabamento, ele já possui o que chamamos de “pré-acabamento” ,o profissional tem a missão de lixar, repuxar todos os pregos, calafetar todas as trincas, furos, marcas antigas e logo em seguida aplicar verniz ou cera conforme o pedido do cliente. Quando o móvel é encerado ele precisa ainda ser lustrado, e quando é envernizado, nós da Marcenaria Garimpo Mineiro, aplicamos quatro demão de verniz fosco.
Este foi o processo de fabricação dos móveis em madeira de demolição. No próximo post, iremos falar sobre os tipos de acabamentos e características de um móvel fabricado com madeira de demolição.

+ Não há comentários

Gostou?

doze − 7 =