Cupim em Móveis de Madeira de Demolição


A grande preocupação de alguns clientes ao comprarem um móvel em Madeira de Demolição, é a presença destes insetos chamados CUPIM.

Definimos Cupim como :  Isoptera, que significa uma ordem de insetos eussociais, conhecidos por isópteros, que inclui as espécies popularmente designadas por cupim (no Brasil), térmite ou térmita (em Portugal), salalé (em Angola) e muchém (em Moçambique). Com cerca de 2800 espécies catalogadas no mundo, esses insetos são notórios pelos prejuízos econômicos que causam, como pragas de Madeira e de outros materiais celulósicos, ou ainda como pragas agrícolas, apesar de apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupim possuir estas características.Grande parte das madeiras, seja ela de demolição ou nova, possuem grandes chances de apresentar manifestação deste inseto, que não é nada querido por quem tem produtos de madeira em casa.

Classificação da madeira para apresentar Cupim

Podemos classificar a chance de um móvel em madeira apresentar cupim basicamente por duas características: Madeira Macia e Madeira Dura.
As Madeiras Macias possuem uma maior probabilidade de serem infectadas por cupins, seja ela antiga ou nova.  Já as Madeiras Duras com maior densidade, diminui muito as chances de um possível infectamento do inseto.
Em nossa fábrica procuramos selecionar o tipo de madeira que utilizamos, um exemplo é a Peroba Rosa, que é uma madeira dura e considerada “amarga”. Quando as madeiras chegam a nossa fábrica, o primeiro procedimento é a imersão das tábuas em um tanque químico, onde fazemos a imunização das madeiras, se a chance das madeiras que utilizamos terem cupim é pequena, depois deste “banho” nas tábuas a possibilidade de infestação reduz a menos de 10%. Os produtos químicos que utilizamos “blindam” a madeira para que em um possível ataque da praga eles não consigam sobreviver tentando infectar o móvel.

Observações :

Normalmente, as revoadas ocorrem quando as colônias de cupins liberam os siriris (ou aleluias). São os cupins com asas que irão formar novas colônias. Elas acontecem geralmente nas tardes quentes de primavera e verão. Você pode encontrar as asas ou siriris mortos próximos das janelas e lâmpadas, pois são atraídos pela luz. Se você viu siriris, é sinal de que há colônias de cupins próximo ou até mesmo dentro da sua casa.
Uma Segunda situação, é ao realizar a limpeza próximo a objetos e móveis de madeira, observar se á a existência de algum pó com aspecto fino e “granulado” isso é uma característica que demostra que por ali existe galerias de cupim.
Dessa forma vimos neste artigo que todo objeto de madeira está sujeito a ser infectado por cupim, porém o cuidado e o tipo de madeira que é utilizado em um móvel é o que irá influenciar diretamente na probabilidade desta infestação acontecer. Concluímos também que não é o fato do móvel ser fabricado com madeira de demolição que fará com que ele tenha cupim, ainda mais em nosso caso aqui na marcenaria onde fazemos a imunização das tábuas antes da fabricação dos móveis alem de utilizar madeiras de altas densidades.
Ficou alguma duvida? Deixe sua pergunta ou sua sugestão nos comentários que iremos lhe responder. Forte abraço e até a próxima!

2 Comments

Gostou?
  1. 1
    Mario Lima

    Boa noite, gostei muito do artigo poderia me ajudar, tenho um móvel que foi da minha avó e alguns dias observei um po tipo o que vocês descreve neste artigo, como posso saber se realmente é cumpim e como combater? Obrigado e paraabens pelço blog.

    • 2
      garimpomineiro

      Olâ, ficamos muito felizes como seu contato, recomendamos para o seu caso que aplique no móvel um produto que se chama Pentox ele é vendido em spray com um “caninho” na ponta que é justamente para que aplique nos buracos que encontrar no seu móvel. Caso tenha crianças em casa tome cuidado pois o produto é toxico e deve ser aplicado em um lugar arejado de preferencia. Ficamos a inteira disposição para qualquer duvida.

+ Deixe o seu Comentário

quinze + quinze =