Aprenda a como conservar os móveis de madeira de demolição


Para conservar os móveis de madeira de demolição você deve seguir alguns passos que, na verdade, são bem simples de serem praticados. O ideal é que estabeleça uma rotina para limpeza, conservação e preservação dos móveis e utensílios.

Para te ajudar nesse trabalho, criamos uma lista com as 5 formas de você cuidar e conservar os seus móveis. Após conhecê-las, perceberá que não é nada difícil, e ainda entenderá, o quão necessário são para manter esses móveis belos e funcionais em sua residência ou escritório.

1. Faça uma limpeza simples

A limpeza simples é aquela considerada leve para os móveis de madeira de demolição. Tenha em mente que esse tipo de limpeza dispensa a aplicação de produtos químicos, isso porque estes são capazes de corroer danificando assim as características da madeira, especialmente a sua textura e a cor.

Para fazer a limpeza simples ou leve, basta apenas que você tenha em mãos um pano livre de umidade, que seja macio e também limpo. Na sequência, passe este pano de modo circular em seu móvel, e sempre esfregando sem fazer força, apenas para manter conservado a aparência do mesmo.

2. Faça uma limpeza mais profunda

Atente que em alguns casos será necessário você fazer uma limpeza mais aprofundada em seu móvel de madeira de demolição. Porém, é necessário observar algumas questões. Saiba que a limpeza mais profunda poderá ser feita utilizando um pano ligeiramente úmido com o qual você esfregará sobre o móvel em movimento circular.

Tenha cuidado pois caso seu móvel tenha partes porosas, algumas ranhuras ou que não tenha sido passado por um tratamento com cera, então a limpeza mais profunda não poderá ser feita utilizando o pano úmido. Neste caso, se contente em fazer a conservação do móvel com a limpeza simples.

3. Preserve a beleza

Apesar de seu móvel ter sido feito com madeira de demolição, que é envelhecida, ainda assim ela passou por algum tratamento especial que lhe deu a beleza de uma peça nova. É importante que você faça a conservação dessa textura de sempre novo, e isto será possível com a utilização da cera de carnaúba (compre aqui).

Essa cera é capaz de proteger a madeira uma vez que cria uma camada suficiente de proteção. Claro que com o tempo, isso pode se tornar um problema caso você não faça a retirada regular do excesso de cera.

Para retirar a cera que vai se acumulando ao longo do tempo, é interessante você lixar de forma bem leve o seu móvel, e logo em seguida, fazer a reaplicação do produto.

4. Fazer reparos

O seu móvel de madeira de demolição poderá ser único no mundo, mesmo que existam outros semelhantes. A questão é que a madeira ali utilizada possui a sua própria história, tendo sido exposta ao tempo de maneira diferenciada e por esta razão adquiriu características distintas.

É pensando nisso que você deve ter um cuidado especial na hora dos reparos regulares em seu móvel. A nossa dica é que sempre busque um profissional qualificado no tratamento de madeira de demolição. Entenda que somente este profissional é que saberá fazer a manutenção necessária resguardando as características próprias do móvel.

5. Cuidado com a incidência solar e a areia

Os raios solares bem como a areia podem ser altamente prejudiciais na preservação e conservação de seu móvel de madeira de demolição. Quando expostos ao sol e areia, a possibilidade de se desgastarem, de apodrecer e de sofrer as consequências dos cupins são enormes.

É interessante que você mantenha o móvel em local que não haja contato com os raios solares e areia. Para isso, poderá utilizar de cortinas sobre as janelas e as portas. Agora, caso o seu móvel seja utilizado em um ambiente externo, então é essencial que ele tenha um tratamento de proteção contra as intempéries do tempo.

Certamente com a aplicação desses 5 passos você terá móveis e utensílios feitos de madeira de demolição com alta durabilidade, beleza e funcionalidade.

+ Não há comentários

Gostou?

10 + dez =