Madeira De Demolição Conheça Os Três Tipos De Acabamento


Olá, tudo bem? Hoje nós vamos falar sobre os três acabamentos mais utilizado nos móveis em madeira de demolição aqui na Marcenaria Garimpo Mineiro.
Quando você decide comprar um móvel para a sua cosa, você já possui algumas certezas do que precisa, como qual o melhor tamanho que adequá as suas necessidades, se desejar uma mesa você saberá para quantas pessoas, caso o momento seja de comprar um Rack você já tem em mente quantas divisórias e gavetas irá precisar. Existem alguns clientes que já nos apresenta até mesmo o desenho do móvel que deseja, porém, o momento em que começa a surgir as dúvidas é na hora de escolher o tipo de acabamento para a peça tão desejada. Este artigo tem o objetivo de esclarecer todas as suas duvidas sobre esse assunto, e definir o tipo de acabamento que mais lhe agrada.

1- Acabamento Rústico Sem Tinta Na Madeira de Demolição

O primeiro tipo de acabamento é o de madeira de demolição rústica. Quando as tábuas são demolidas e vem para a nossa fábrica ela chega no estado que foi exposta ao longo dos anos onde foi utilizada. Este é o primeiro tipo de acabamento, e se o pedido do cliente for um acabamento rústico, no próprio momento da fabricação separamos as madeiras já pensando no final do acabamento , desta forma para um móvel onde a escolha do acabamento é “Rustico sem Tinta” separamos as tábuas para fabricação daquela peça que seja rústica e que ao longo dos anos não tenha recebido nenhum tipo de coloração artificial, isso faz com que o cliente receba um móvel na forma natural da madeira, ou seja com as marcas causadas pelos anos.

Ao final da fabricação de um móvel com abamento rústico sem tinta, essas madeiras são lixadas, calafetadas e em seguida se aplica cera ou verniz seguindo exatamente o que foi solicitado pelo cliente, e o resultado final ficará como o da foto abaixo:
​​

*Imagem ilustrativa, madeira de demolição possui variações de cores e veios.

A tonalidade da madeira como visível na foto acima, pode ter variações de cores e veios, pois nem todas as madeiras tem origem na mesma região, e a idade de cada tábua é diferente uma da da outra.

2- Acabamento Rústico com Tinta

O segundo tipo de acabamento para a madeira de demolição é o “Rustico com Tinta”, basicamente este acabamento segue o mesmo principio do anterior, porém o resultado final é diferente. Quando um cliente nos solicita um móvel com acabamento que deixa o restante de tinta original da madeira, inicia-se o processo de fabricação do móvel em madeira de demolição, assim, separa-se as madeiras que estejam com tintas ou seja, madeiras que ao logo dos anos foram usadas e receberam cores. Geralmente as madeiras que contém este tipo de acabamento, foram madeiras utilizadas como “paredes”, muitas das casas que são demolidas eram fabricadas com 100% de madeira. Dessa forma as paredes das casas eram de tábuas e os seus moradores as pintavam de acordo com as cores que mais agradavam, este fato traz um resultado muito interessante para cada móvel.

Solicitação das Cores

Alguns clientes chegam até nós e nos solicita cores especificas para o móvel a ser fabricado, porém informamos que não há possibilidade, o que explica esta NÃO opção na escolha da cor, é que os móveis não são pintados, pois já trazem consigo uma cor utilizada no passado, daí você pode esta pensando “quando escolho azul basta o marceneiro no momento de fabricar o móvel selecionar uma tabua azul certo?” Errado, o marceneiro pode até selecionar uma tabua na cor azul por exemplo, porém vale lembrar que estamos falando de tabuas de 60, 80, 90 e até mais de 100 anos de idade e que em uma boa parte foram utilizadas em casas.

É daí que vem o grande segredo. Pergunte á você mesmo: “quantas vezes você já mudou a cor da sua casa?” talvez sua resposta é “varias” ou “apenas uma” mas certamente já mudou, pois é, as pessoas que moravam nestas casas de madeira também mudavam as cores de suas paredes, dessa forma uma tábua que chega em nossa fábrica como citado em nosso exemplo na cor azul, por debaixo daquela cor pode ter varias outras cores, é ai é que se torna impossível de manter a seleção de uma cor especifica para um determinado móvel.

Final da Fabricação

Ao final da fabricação de um móvel que terá como acabamento madeiras Rusticas com Tinta, este móvel é enviado para o nosso setor de acabamento lá ele é lixado e é exatamente no momento em que a madeira é lixada que se descobre varias cores por baixo daquela cor “primaria” é daí a grande beleza de um móvel com acabamento rustico com tinta. É importante ressaltar que na maioria das vezes o móvel terá uma combinação de cores incríveis, que acontece de forma natural, ou seja, a grandes chances de você receber um móvel com acabamento rústico com resto de tinta no qual as cores são totalmente destoantes e raríssimas, até mesmo porque passamos os nossos produtos pela avaliação final de qualidade, onde a combinação das cores é um elementos a ser avaliado.

​​

*Tábuas com tinta original

Na imagem acima podemos observar como a tábua com restante de tinta chega em nossa fabrica, se observamos atentamente as fotos veremos que elas possuem varias camadas de tinta por baixo da cor principal, o que faz produzir um acabamento único para cada peça quando finalizado.
Já na foto abaixo vemos as tábuas em Madeira de Demolição com resto de tinta em fase final de acabamento, o que demostra a mistura de cores e a textura da madeira no móvel pronto.

​​

*Tábuas em madeira de demolição com acabamento rústico com tinta

3- Acabamento Lixado

O terceiro tipo de acabamento que vamos falar é o acabamento muito solicitado entre os nossos clientes, o acabamento da madeira de demolição “Lixada”, neste acabamento tiramos da madeira as duas características dos dois primeiros acabamentos citados anteriormente neste artigo, o processo de fabricação para este acabamento faz com que seja retirada todas as patinas, e as partes rústicas da madeira de demolição e deixamos a tábua completamente lisa.

Este acabamento fica muito bonito, porém ele exige que o móvel que receberá este tipo de acabamento seja fabricado com uma única madeira, no caso do nosso exemplo, a madeira utilizada é a peroba rosa de demolição. Se na fabricação do móvel que terá o acabamento lixado for usado vários tipos de madeiras, teremos no final um móvel com várias tonalidades diferentes ou seja não terá uniformidades nas cores do produto final. Este processo de lixar as tábuas deixando elas completamente lisas não elimina por completo todas as características das madeira de demolição, as trincas, marcas de pregos, e as ranhuras permanecem na tábua pois são marcas que ao logo dos anos foram penetrando em toda a madeira, dessa forma prevalece algumas características da madeira de demolição.

​​
 
  *Madeira de demolição com acabamento lixado

Em todos os três tipos de acabamento apresentados neste post, a finalização do produto pode ser feita com cera, verniz ou selador para madeira, conforme a escolha do cliente. A grande parte de nossos produtos tem a finalização com seladora fosca para madeira.

Agora você já sabe como escolher o tipo de acabamento que mais lhe agrada para o seu próximo móvel em madeira de demolição. Abaixo deste post, você pode deixar suas dúvidas, sugerir um outro assunto, e comentar o que achou. Teremos o maior prazer em lhe responder. Até a próxima!

4 Comments

Gostou?
  1. 3
    Carlos

    Ola eu fabriquei móvel de madeira de demolição com acabamento lixado..porem eu usei doia tipos de madeira e briquei com elas eu queriam que me dessem a opiniao de vcs!!!

+ Deixe o seu Comentário

1 × 1 =